Éder Jofre - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Éder Jofre


  Biografias
Filho de família de pugilistas, Éder Jofre foi o único brasileiro a conquistar o título de campeão mundial de boxe, em duas ocasiões.
Éder Jofre nasceu em São Paulo SP, em 26 de março de 1936. Aos 17 anos projetou-se como amador na categoria peso-mosca. Em 1956, invicto, passou para a categoria dos galos, representou o Brasil no campeonato latino-americano de Montevidéu e participou dos Jogos Olímpicos de Melbourne (Austrália). Pouco tempo depois profissionalizou-se e em 1959 apareceu no ranking mundial da World Boxing Association. Éder conquistou o título mundial dos pesos-galo em 1960 ao derrotar o mexicano Eloy Sánchez, por nocaute, no sexto assalto. Manteve-se invicto até 1965, quando perdeu o título em Tóquio para o japonês Masahiko "Fighting" Harada, numa polêmica decisão por pontos.
De volta ao boxe em 1969, obteve novas vitórias, agora na categoria dos pesos-pena. Em 1970 ocupava o quarto lugar no ranking mundial, e em 1972 passou ao terceiro. Em 1973 Éder Jofre conquistou o título mundial dos penas ao vencer, por pontos, em Brasília, o cubano naturalizado espanhol José Legra, mas perdeu o título por não o ter posto em jogo dentro do prazo previsto. Em fins de 1976 abandonou definitivamente o boxe. Ingressou na política e elegeu-se vereador na cidade de São Paulo.

Veja também: