Ecodesenvolvimento: O Desenvolvimento Sustentável - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ecodesenvolvimento: O Desenvolvimento Sustentável


  Meio Ambiente

O Que é Ecodesenvolvimento?

O conceito de Ecodesenvolvimento surgiu em meados da década de 70 devido a grande polêmica causada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo que chegou a defender o desenvolvimento a qualquer custo. O risco oferecido a natureza pelo desenvolvimento econômico era tido em segundo plano.

O termo ecodesenvolvimento foi criado por Maurice Strong, mas verdadeiramente difundido pelo economista Ignacy Sachs. O último incorporou a esse conceito outras preocupações além daquelas ligadas a natureza como, por exemplo, questões econômicas, sociais, culturais e de gestão participativa e ética.

O Desenvolvimento Sustentável

Talvez você ainda não tivesse ouvido falar em ecodesenvolvimento, mas provavelmente já escutou muito sobre desenvolvimento sustentável. Na verdade o segundo é uma derivação do conceito do primeiro.

No ano de 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), passou a usar o termo Desenvolvimento Sustentável para se referir ao crescimento econômica que priorizava também a preservação do meio ambiente.

Porém, o conceito (denominado de Desenvolvimento Sustentável, mas com os mesmos princípios do ecodesenvolvimento) foi incorporado de forma definitiva na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – a Cúpula da Terra de 1992 (Eco-92) que aconteceu no Rio de Janeiro.

O Que Busca o Desenvolvimento Sustentável (Ecodesenvolvimento)?

Na essência o conceito de desenvolvimento sustentável busca o equilíbrio entre a proteção ambiental e o crescimento das economias. Esses princípios serviram de base para a formulação do documento Agenda 21 Global. Mais de 170 países se comprometeram com esses compromissos.

A premissa básica do relatório do Eco-92 é que independente da existência de atores sociais que tenham responsabilidade da degradação ambiental o compromisso de encontrar soluções é de toda a humanidade.

Os estudiosos consideram que os conceitos de Ecodesenvolvimento e Desenvolvimento Sustentável são semelhantes e podem ser entendidos como sinônimos. Na verdade em muitos casos o termo Desenvolvimento Sustentável aparece como um substituto do Ecodesenvolvimento.

Em termos gerais ambos contam com abrangentes conjuntos de metas para a criação de mundo em que haja mais equilíbrio e que a sociedade encontre o caminho da sustentabilidade.

As Crenças do Ecodesenvolvimento

Esse conceito surgiu num momento em que a humanidade começou a perceber o destino que a aguardava. Conheça agora no que acredita o Ecodesenvolvimento, ou seja, o que vislumbra esse conceito.

O Futuro

Uma das maiores preocupações de quem defende o Ecodesenvolvimento é o futuro da humanidade. O desenvolvimento de indústrias de forma desenfreada tem levado o planeta a um destino de colapso. É muito importante preservar os recursos naturais, pois em algum momento eles irão acabar e o homem não terá como substituir grande parte deles.

Um dos principais objetivos desse desenvolvimento focado na sustentabilidade é garantir um futuro com abundância de recursos. Para alcançar essa meta é necessário mudar a forma como o homem vive, ou seja, é necessário que o homem aprenda a como cuidar do mundo em que ele vive.

Sim ao Crescimento Econômico

Quando as pessoas falam em sustentabilidade é normal que tenhamos a impressão de que estão falando em algo contrário ao crescimento e desenvolvimento econômico, mas na verdade não é assim.

O Ecodesenvolvimento propõem que junto a conservação ambiental existam medidas que busquem pelo desenvolvimento da economia e promoção da justiça social. O objetivo é conseguir satisfazer as necessidades do momento das pessoas e também as futuras.

Basicamente trata-se de sustentabilidade, produzir hoje sem esgotar os recursos para que seja possível produzir amanhã novamente. O que observamos atualmente é a preocupação em produzir hoje, mas sem o cuidado de saber se haverá matéria-prima para amanhã.

O homem precisa entender que a sustentabilidade está ligada a sobrevivência do planeta, dos seres humanos e também ao sucesso dos empreendimentos econômicos. A mudança de atitude é importante para que haja uma aceleração da transição de um mundo que produz sem futuro para um que produza base para esse futuro.

O Ecodesenvolvimento e a Informação

A informação e o conhecimento tem um poder verdadeiramente transformador. Por isso o Ecodesenvolvimento encoraja a divulgação de conceitos como sustentabilidade e apresentação de soluções para resolver os impasses desse momento.

É de responsabilidade de todos salvar o planeta e por isso mesmo todo mundo deve contribuir para a disseminação de princípios e práticas que contribuam para um melhor resultado. A educação das novas gerações é uma forma de tentar remediar o problema da falta de recursos que já está batendo em nossa porta.

O Que é Sustentabilidade?

Um termo que está bastante ligado ao de Ecodesenvolvimento é a Sustentabilidade. Esse conceito define o conjunto de ações e atividades humanas que tem como objetivo suprir as necessidades atuais da humanidade sem comprometer o futuro das próximas gerações.

A Sustentabilidade está ligada diretamente ao desenvolvimento econômico e material que é realizado sem agredir o meio ambiente. Para isso são usados recursos naturais de forma inteligente para que o futuro possa ser mantido. Se a humanidade seguir as premissas básicas da Sustentabilidade poderá garantir o seu desenvolvimento presente e futuro.

Ações Ligadas a Sustentabilidade

Exploração de recursos vegetais de matas e florestas com controle, garantia de replantio sempre que for necessário.
Preservação de áreas verdes que não sejam destinadas a exploração econômica.

Ações que incentivem a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois esses não agridem a natureza e são benéficos para os seres humanos.
Exploração de recursos minerais (carvão, petróleo, minérios) com controle, racionalidade e planejamento.
O uso de fontes de energia limpa e renovável (geotérmica, hidráulica e eólica). Isso ajuda a diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Essa ação ajuda a preservar as reservas de recursos minerais e diminui a poluição do ar.

Desenvolvimento de atitudes pessoais e empresariais que estejam voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Essa ação além de ajudar a diminuir a quantidade de lixo existente no solo também contribui para a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
Criação de uma gestão sustentável nas empresas que diminuir o desperdício de matéria-prima e uma produção com um consumo mais baixo de energia.
Controle do consumo de água visando evitar desperdícios. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos e outras que sejam efetivas na despoluição daqueles que estão contaminados ou poluídos.


Veja também: