Dourado - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Dourado


  Taxonomia
Quatro espécies de peixes - uma do mar e três de água doce, todas apreciadas pelo sabor da carne - são conhecidas no Brasil pelo nome de dourado.
O dourado-do-mar (Coryphaena hippurus), da família dos corifenídeos, é comum no Nordeste. Chamado também de grassapé e macaco, tem o corpo verde-azulado, atinge dois metros de comprimento, alimenta-se de peixes-voadores e costuma aproximar-se da costa durante a fase de reprodução.
O Salminus maxillosus, da família dos caracídeos, também chamado de pirajuba e saipé, ocorre em numerosos rios, como Paraná, Parnaíba e Doce, e é um dos peixes de água doce mais apreciados pela qualidade da carne. De coloração amarela, alimenta-se de outros peixes, como lambaris e piquiras. Seu comprimento médio oscila entre cinqüenta e setenta centímetros, embora alguns exemplares cheguem a mais de um metro.
À mesma família dos caracídeos pertence o S. brevidens, também chamado tubarana e língua-roxa, que ocorre no rio São Francisco. Assemelha-se de modo geral à espécie anterior, mas sua linha lateral apresenta menos de oitenta escamas, contra as 200 daquela.
O dourado do Amazonas (Brachyplatystoma flavicans), da família dos pimelodídeos, é uma espécie de couro típica do rio Madeira. Possui barbilhões curtos em torno da boca e atinge 1,50m de comprimento.

Veja também: