Dmitri Mendeleiev - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Dmitri Mendeleiev


  Biografias
A partir do princípio enunciado por Amedeo Avogadro, segundo o qual volumes iguais de gases diferentes, em condições idênticas de temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas, Mendeleiev enunciou cientificamente a lei segundo a qual as propriedades físicas e químicas dos elementos são função periódica de seus pesos atômicos.
Dmitri Ivanovitch Mendeleiev nasceu em 8 de fevereiro (27 de janeiro no calendário juliano) de 1834, em Tobolsk, Sibéria, Rússia. Em 1855 formou-se professor e ganhou uma medalha de ouro por seu desempenho acadêmico. Graduou-se em química em São Petersburgo em 1857, e dois anos depois ganhou uma bolsa do governo para estudar na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Nesse período conheceu o trabalho do italiano Stanislao Cannizaro, que insistia na distinção entre pesos atômicos e moleculares.
Em 1861 Mendeleiev voltou a São Petersburgo, onde lecionou química no Instituto Técnico. Data dessa época seu tratado Osnovi Chimii (1868-1870; Princípios de química), livro clássico em que o autor aprofundou o estudo da relação entre as propriedades dos elementos na tentativa de criar um sistema para classificá-los. Nesse trabalho, Mendeleiev formulou a lei periódica segundo a qual, quando todos os elementos são dispostos em ordem crescente de peso atômico, a tabela resultante exibe propriedades periódicas e permite observar os vários tipos de relações químicas, até então estudadas isoladamente. Sua classificação periódica é a base da teoria da estrutura eletrônica do átomo. Prestigiado pela comunidade científica internacional, Mendeleiev morreu em 2 de fevereiro (20 de fevereiro no calendário juliano) de 1907, em São Petersburgo.

Veja também: