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Dislexia


  Patologias
A crianþa de inteligÛncia normal com dificuldade de aprender a ler sofre de dislexia. Sua leitura oral  distingue-se por muitos erros e lentidÒo da pron·ncia.
PerturbaþÒo patol¾gica do mecanismo da leitura, a dislexia designa certas dificuldades especÝficas na aprendizagem e no domÝnio da lÝngua escrita. O estudo  da dislexia levou Ó noþÒo de "cegueira verbal congÛnita". Jß se notou a freq³Ûncia de canhotos, que tiveram essa caracterÝstica contrariada, no grupo dos dislÚxicos, e se insistiu sobre a ausÛncia de dominÔncia cerebral suficiente na determinaþÒo desse tipo de perturbaþÒo. Denomina-se dislexia de evoluþÒo um defeito de aprendizagem da leitura caracterizado  pela dificuldade de conscientizaþÒo fonÚtica e por uma incapacidade de associar corretamente os sÝmbolos grßficos, por vezes mal reconhecidos, a fonemas muitas vezes mal identificados.
A importÔncia, nesses casos, de certos erros, como a inversÒo da leitura de letras no interior da palavra, confusÒo das letras de grafismo vizinho e de orientaþÒo diferente, leitura e escrita em espelho, tem sido interpretada em favor de uma perturbaþÒo da dominÔncia cerebral, como no caso dos canhotos, ou por defeito de homogeneidade da laterizaþÒo, isto Ú, a discordÔncia entre as laterizaþ§es do olho e da mÒo. ╔ comum relacionar as dificuldades na aquisiþÒo da leitura com um determinismo, que comporta fatores fisiol¾gicos, psicol¾gicos e socioculturais. Alguns autores insistem no carßter hereditßrio das dificuldades de leitura.
Os problemas relacionados Ó aquisiþÒo da leitura levam a disortografias, isto Ú, a perturbaþ§es na aquisiþÒo da linguagem escrita, decorrentes das dificuldades de transposiþÒo da palavra percebida a sua forma grßfica. O tratamento da dislexia pode ser realizado por meio de exercÝcios que visam a melhorar as possibilidades de recuperaþÒo das crianþas que sofrem desse dist·rbio.

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