Diógenes - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Diógenes


  Biografias

"Que não me tires o que não me podes dar", respondeu Diógenes a Alexandre o Grande, referindo-se ao sol, quando o imperador, diante do barril em que o filósofo morava, perguntou-lhe o que desejava.

Essa história define a personalidade de Diógenes, filósofo grego nascido em Sinope no século IV a.C. Conta-se também que sentia tal desprezo pela humanidade que caminhava pelas ruas de Atenas, com uma lâmpada, "à procura de um homem honesto".

Diógenes morou quase toda a vida em Atenas, para onde foi ao ser acusado em sua cidade de fabricar moeda falsa. Estudou com Antístenes, o fundador da escola dos cínicos, que por sua vez fora discípulo de Sócrates. Diógenes defendia a auto-suficiência (autarquia) e negava a necessidade de valores como a família, a cultura e o estado. Dizia que a felicidade se obtém pela satisfação das necessidades da maneira mais econômica e simples. Afirmava que tudo que é natural não é desonroso, nem indecente, e, portanto, pode e deve ser feito em público. A vida de Diógenes, segundo a tradição, de extrema pobreza, era, na verdade, a aplicação prática de suas idéias e uma forma de demonstrar a possibilidade de acabar com as convenções sociais, e alcançar assim a autarquia.

Diógenes morreu, ao que parece, em Corinto, por volta do ano 320 a.C. Do que escreveu, nada restou.


Veja também: