Desperdício de Água - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Desperdício de Água


  Meio Ambiente

As crianças gostam muito de brincar com água. Algumas apreciam a ideia de brincadeiras debaixo do chuveiro enquanto a água jorra pelo ralo. Porém, é neste ponto que mora o problema, visto que este recurso natural não renovável está longe de ser considerado um brinquedo. Somente três por cento da água no mundo está disponível para o consumo. Grande parte do conteúdo presente no planeta azul está inviável ao consumo humano. Mesmo com toda a tecnologia da atualidade esta problemática não consegue ser resolvida. Por este motivo é necessário usar a água de forma consciente.

Educação Ambiental: Uso Consciente da Água

De acordo com estimativas da ONU (Organizações das Nações Unidas), o consumo de água por habitante deve reduzir em cerca de trinta por cento caso a degradação da água continue. O Brasil está na liderança mundial nos recursos hídricos de água doce por conta de bacias consideradas destaques, caso da Amazônica e do Pantanal. O excesso de água faz com que as pessoas tenham a impressão de que existe H2O em abundância, imagem falsa que deve ser retirada das mentes das crianças que são levadas por esta maré com maior facilidade.

Por mais que em terras nacionais exista a grande parte de rios abundantes do planeta, os brasileiros são campeões do desperdiço da água, evidenciando assim que existem problemas entre educação ambiental e realidade social em boa parte da população do país. O governo começou a implantar educação ambiental nas escolas públicas, mas o cenário ainda está longe do ideal.

Principais Problemas da Água

Não se pode ignorar o fato de que diversos condutores ignoram os problemas ambientais da atualidade e lavam as calçadas com mangueiras sem nenhum cuidado com relação à saída da água. Em algumas cidades, a ação é passível de multa. Os banhos demorados também estão na liderança dentro do desperdício do recurso natural que está com os dias contados dentro do planeta com populações que crescerem em detrimento da disponibilidade de recursos naturais. Apenas quinze minutos debaixo do chuveiro consome quarenta e cinco litros de água, sendo que a situação pode piorar com o uso do modelo elétrico na temperatura quente.

O crescimento desordenado nos centros urbanos, sem a presença de traço sustentáveis, representa outro ponto que prejudica em níveis consideráveis. Aumento da urbanização sem a constante presença das áreas verdes urbanas resulta na alteração dos ciclos da água. Isso acontece porque os solos perdem o poder de impermeabilização. O aumento no nível principalmente nas regiões que possuem carência no sistema de saneamento.

Você sabia que um litro de óleo pode afetar até cem mil litros da água doce? Todas às vezes nas quais o líquido é retirado de forma direta, da frigideira ao ralo presente pia de lavar louças, existem chances de alguma parte do resíduo se misturar com o conteúdo que segue do cano de esgoto para os rios.

As constantes construções de hidrelétricas acontecem em consequência do consumo de energia exorbitante por parte de residências e indústrias. Com isso, os leitos dos rios são prejudicados com constantes inundações que não estão previstas nos cursos há longas gerações. O fato prejudica o ciclo de animais nos habitats ao redor, que muitas vezes precisam migrar de nicho ecológico.

Mundo X Falta de Água

Independente das reservas existentes nos países, as nações precisam estar unidas na luta para preservar o recurso considerado indispensável para a sobrevivência humana. Cientistas apontam que os próximos cinquenta anos devem ser decisivos porque as projeções apontam que metade do mundo deve conviver com falta de água ao curto prazo caso perdure o cenário caótico. Por este motivo que as crianças precisam estar com a educação afiada com relação a problemáticas da escassez de água.

Dados da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) dizem que o desperdício de água aumenta de forma considerável durante o verão. Alguma parte do aumento tem relação com as atividades nas casas de praias. Os banhos são mais longos e demorados, sendo que em algumas vezes é feio com temperatura quente mesmo em épocas de calor.

De certa forma, os banhos demorados, as limpezas nas calçadas ou mesmo uso de duchas nas piscinas pode aumentar o consumo de água, principalmente quando não existem recursos sustentáveis. Até mesmo os pequenos detalhes podem demonstrar alto desperdício de água. Para escovar os dentes se faz necessário utilizar apenas um copo de água, mas muitas pessoas não fecham a torneira e gastam cerca de dez litros. Quem escova os dentes três vezes por dia e deixa de tomar cuidado possui média de desperdícios equivalente a trinta litros diários de água.

Dicas para Economizar Água

  1. Faça avaliações dos hábitos relacionados com os gastos de água feito ao todo da vida. A maior parte, de certa forma, foi degradada e não utilizada. Especialistas atestam que somente no banheiro existe quase oitenta por cento do total utilizado em quanto o ser humano está vivo, em média. Tenha em mente de que quanto mais cedo à consciência de economia da água estiver na mente, maior será o volume economizado para usufruto das próximas gerações. Está é a melhor herança que pode ser deixada!
  2. Olho atento com os vazamentos, fato que deve ser considerado de maneira principal entre os proprietários de piscinas, cujo pequeno buraco pode causar grandes desperdícios. Pensadores apontam que o vazamento que possui uma gota por segundo quando não interrompido no período de um ano pode vazar quase 2,5 mil galões.
  3. Instalação de dispositivos relacionados com a economia de água é um passo interessante que deve ser levado em consideração entre os cidadãos com consciência sustentável. Mercado atual disponibiliza séries de dispositivos instaláveis de maneira simples. Chuveiros devem ter controladores de fluxo da água, aeradores em torneiras, vasos sanitários com mecanismos de economia para a descarga, e assim por diante. Em cada temporada existem novas invenções que tornam a vida da cada com maior nível e sustentabilidade.
  4. Reutilizar a água também representa ponto importante no sentido de usar o recurso natural com consciência ao invés de desperdiçar.


A maior parte da superfície do planeta Terra é recoberta de água, de tal forma que muitos afirmam que a Terra deveria chamar-se “Planeta água”. No entanto esse fato não garante a abundância de água ou a garantia de seu uso, pois a maior parte dos recursos hídricos do planeta está nos oceanos e nas calotas polares, congeladas. Esses fatos dão o contorno de uma realidade inusitada, mesmo com a abundância de água no planeta Terra, mais da metade da população do mundo sofre por falta ou por escassez desta, e nem o Brasil, com a riqueza de recursos hídricos que possui está excluído deste quadro, pois no nordeste brasileiro ainda há muita gente que passa necessidades pela falta de água.

Escassez de Água

O Brasil se destaca pela sua riqueza de recursos naturais, entre eles estão também os recursos hídricos, pois sua reserva de água doce é a maior do planeta, enquanto outros países do Oriente Médio e da África sofrem pela escassez de água que ocasiona problemas crônicos de difícil resolução. Contudo, mesmo frente a tantos problemas ocasionados pela escassez de água em outros lugares do mundo e até em algumas regiões do Brasil, ainda se registra um grande volume de desperdício de água em nosso território, podendo a chegar até 70% do volume de água gasto.

Formas de Desperdício

São muitas as formas de desperdícios que ocorrem, e estas são classificadas, contudo o desperdício doméstico ainda é o grande vilão dessa história, e esse desperdício acontece especialmente no banheiro, com as cargas de descarga que são responsáveis por mais de quarenta por cento da água consumida em cada residência. Segundo os dados coletados, a cada segundo puxando a descarga do banheiro é despejada dois litros de água no vaso sanitário, dois litros de água limpa, potável que é desperdiçada. Assim, as caixas de descarga são o principal foco quando se trata de desperdício doméstico, e já estão sendo produzidas caixas de descarga com menor volume de água e sistema de contenção.

Reciclagem de Água Doméstica

Em alguns países como, por exemplo, o Japão, o governo fez programas que obrigam prédios a possuírem sistemas de reaproveitamento de água. Enquanto um encanamento conduz a água potável, outro sistema hidráulico paralelo recolhe a água utilizada na lavanderia, cozinha e chuveiro para serem reutilizadas no banheiro.
Formas de Desperdício
O desperdício de água acontece quase de forma despercebida, e justamente por termos água em abundancia não percebemos o risco de se desperdiçar, contudo a mudança de pequenos hábitos pode representar grande economia de água, como no banho, na escovação de dentes, ao lavar o carro, as calçadas, o pátio das casas, as janelas, vazamentos, etc.

Curiosidade: Uma torneira pingando durante um dia inteiro gasta 46 litros de água, durante um mês ela gasta 1.380 litros de água potável, muito mais do que uma criança africana precisa para viver, e não tem.

Feche a torneira!!!


Veja também: