David Riesman - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

David Riesman


  Bioquímica

A obra do cientista social americano David Riesman constitui uma ferramenta fundamental para o estudo e compreensão das sociedades industriais do século XX.

David Riesman nasceu em Filadélfia, estado da Pensilvânia, em 22 de setembro de 1909. Graduou-se em 1934 pela Universidade de Harvard e, nos dois anos seguintes, trabalhou na Suprema Corte americana. De 1937 a 1941 lecionou direito da Universidade de Buffalo (atual State University of New York at Buffalo) e, em 1946, ingressou como professor de ciências sociais na Universidade de Chicago. Transferiu-se em 1958 para a Universidade de Harvard, onde lecionou até aposentar-se em 1980.

Riesman obteve notoriedade com o livro The Lonely Crowd (1950; A multidão solitária), escrito em colaboração com Reuel Denney e Nathan Glazer, obra que essencialmente analisa o caráter da classe média urbana e a alienação do indivíduo nas sociedades urbanas modernas. Fruto também de seu interesse pelas sociedades industriais modernas são os textos Faces in the Crowd (1952; Rostos na multidão), coletânea de entrevistas de Riesman sobre tópicos abordados em The Lonely Crowd e Abundance for What? and Other Essays (1964; Abundância para quê? e outros ensaios), coletânea de ensaios nos quais elabora suas próprias teorias e dedica especial atenção aos efeitos sociológicos da "guerra fria". Individualism Reconsidered (1954) e The Academic Revolution (1968) são outras obras do autor.


Veja também: