David Hilbert - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

David Hilbert


  Biografias

Sobressai na obra matemática de Hilbert a beleza de sua arquitetura. Diante dos resultados por ele obtidos em poucas páginas e com um mínimo de cálculos, um colega teria exclamado: "Isso não é matemática, é teologia!"
David Hilbert nasceu em Königsberg, Prússia, em 23 de janeiro de 1862. Estudou na universidade de sua cidade natal, onde também foi professor. Em 1895, transferiu-se para a Universidade de Göttingen. Deu continuidade à brilhante tradição matemática de Gauss, Dirichlet e Riemann durante o século XIX e transformou a universidade em foco permanente de atenção por suas idéias inovadoras nesse campo de estudos. Hilbert reduziu a geometria a uma série de axiomas e deu uma contribuição crucial para os fundamentos formalísticos da matemática. Seu trabalho sobre equações integrais, de 1909, levou a uma importante área de pesquisa no século XX, a análise funcional.
A partir das teorias de Euclides, Hilbert publicou em 1899 sua principal obra, Grundlagen der Geometrie (Fundamentos de geometria), na qual formulou seus princípios de axiomatização, segundo os quais é necessário estabelecer um conjunto de postulados básicos antes de se expor de maneira mais detalhada qualquer tipo de problema físico ou matemático. Esses princípios devem ser também simbólicos, sem recorrer-se a desenhos ou a representações gráficas, e é necessário prever com antecedência o maior número possível de possibilidades. Sua concepção reconhecia três sistemas de entes geométricos -- pontos, retas e planos -- aos quais poderiam aplicar-se axiomas, distribuídos em cinco categorias diferentes: pertinência, ordem, igualdade ou congruência, paralelismo e continuidade.
Hilbert sofreu em seus últimos anos a opressão do regime nazista e as catastróficas conseqüências da segunda guerra mundial. Morreu em 14 de fevereiro de 1943 em Göttingen, Alemanha.


Veja também: