Danúbio - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Danúbio


  Geografia Fisica
Símbolo da Europa imperial, o Danúbio tem para o velho continente uma enorme importância histórica, política, cultural e econômica. Via de comunicação, fronteira natural e lugar onde se instalaram diversos  povos, sua bacia forma uma vasta região natural conhecida como Europa danubiana.
O Danúbio (Donau em alemão) é o rio mais importante da Europa central e, depois do Volga, o de maior extensão de todo o continente (2.850km). Tributário do mar Negro, sua bacia ocupa 816.000km2 e o caudal médio é de 7.193m3 por segundo. Atravessa oito países da Europa central e oriental: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária e Ucrânia; três grandes capitais, Viena, Budapest e Belgrado, erguem-se às suas margens.
Resultante da união entre o Breg e o Brigach, o Danúbio nasce no sudoeste da Alemanha, na Floresta Negra. Margeia o maciço do Jura, da Suábia até Regensburg, e daí até Viena banha os contrafortes do maciço da Boêmia. O Danúbio superior, alemão e austríaco, é um rio alpino em virtude da importância dos afluentes vindos dessa cordilheira (Iller, Lech, Isar, Inn). De Viena até a embocadura, é um típico rio de planície, pois o desnível ao longo de dois mil quilômetros não passa de 200m. Depois de cruzar o noroeste da Áustria e receber o Morava, penetra na Hungria e percorre a planície da Panônia, formando amplos meandros e dividindo-se em falsos braços. Perto de Vac, inflete para o sul e banha Budapest. No último trecho da planície da Panônia, já na Iugoslávia, é alimentado por caudalosos afluentes oriundos dos Cárpatos (Tisza) e dos Alpes (Drava e Sava).

Veja também: