Cuco - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Cuco


  Taxonomia

A característica mais conhecida do cuco é seu grito bitonal, imitado pelo relógio-de-cuco para anunciar a passagem das horas.

Cuco é o nome atribuído a diversas aves da família dos cuculídeos, ordem dos cuculiformes. A espécie mais comum (Cuculus canorum) habita as regiões temperadas e tropicais, mas a maior parte das espécies ocorre na Europa. A maior parte delas mede entre 16 a 90cm de altura e tem plumagem parda ou cinzenta, mas algumas apresentam-se malhadas de vermelho ou branco e outras de azul-vivo e verde-esmeralda no dorso e nas asas. As pernas variam em tamanho, mas as caudas são sempre longas e os pés zigodátilos, isto é, têm as garras externas apontadas para trás.

De bicos fortes e curvos, os cuculídeos alimentam-se de insetos e lagartas. Têm o hábito de pôr os ovos no ninho de outros pássaros, que chocam e criam os filhotes. Recorrem para isso a vários artifícios, como mimetizar o ovo para assemelhar-se aos de seu hospedeiro e evitar rejeição, ou empurrar para fora do ninho os ovos e filhotes alheios. Em algumas espécies, a ave apresenta certa semelhança física e de comportamentos com o gavião, características de que se serve para intimidar o hospedeiro.


Veja também: