Cromo [QUÍMICA] - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Cromo [QUÍMICA]


  Bioquímica

O cromo deve sua denominação, originada do grego chroma, "cor", à variabilidade da coloração dos compostos que forma. Tanto o verde da esmeralda quanto o vermelho do rubi se devem ao cromo.
Cromo é um elemento químico, de símbolo Cr, pertencente ao grupo VIa da tabela periódica. Metal cinza, duro e quebradiço, apresenta fraco comportamento paramagnético, ou seja, pouca atração quando colocado próximo a um imã. Possui três estruturas hidratadas cristalinas diferentes, denominadas alfa, beta e gama. À temperatura ambiente, não sofre a ação de agentes corrosivos, tais como a água-régia e o ácido nítrico, mas dissolve-se lentamente em ácido clorídrico ou sulfúrico diluído.
Em seu estado natural, o cromo apresenta quatro isótopos estáveis, nas proporções de 83,76% de cromo 52, 9,55% de cromo 53, 4,31% de cromo 50 e 2,38% de cromo 54. É abundante na crosta terrestre, em depósitos naturais, combinado a outros elementos, sobretudo oxigênio.


Obtenção e aplicações. Em 1797, o químico francês Louis-Nicolas Vauquelin  descobriu um composto de cromo num mineral, a crocoíta da Sibéria. Um ano depois, já se havia conseguido isolar o cromo metálico e, pouco a pouco, foi-se estudando a formação de ligas com o ferro puro, e com ferro e níquel, que apresentam resistência à oxidação e à corrosão superior às apresentadas pelo cromo puro.
A exploração do cromo só é industrialmente rentável a partir da cromita, um óxido duplo de ferro e cromo (FeCr2O4), embora esteja presente em muitos outros minerais. Existem diversos métodos de obtenção do cromo a partir desse minério, entre eles a redução química e a eletrólise. Também é bastante empregado o processo denominado aluminotermia de Goldschmidt, que consiste na redução da cromita com pó de alumínio.
Além das ligas metálicas, diversos compostos de cromo encontram grande aplicação em pintura e decoração de porcelanas e cerâmicas. A cromita, em estado natural, é empregada como material refratário, capaz de suportar altas temperaturas.
{d

Veja também: