Crisântemo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Crisântemo


  Botânica
Flor nacional do Japão, o crisântemo é símbolo da longevidade, pois conserva-se por muito tempo. A palavra deriva do grego chrysos, "ouro", e anthemo, "flor", por serem amarelas e brilhantes as flores das variedades originais da planta.
Crisântemo (Chrysanthemum hortorum) é uma planta perene (vive mais de dois anos), da família das asteráceas ou compostas, de talo herbáceo ou parcialmente lenhoso e folhas lobulosas de coloração mais clara na parte inferior. As flores desabrocham em grupos ou inflorescências de diversas formas, segundo o tipo de conformação das pétalas, e são de cores variadas: branco, rosa, violeta e vários tons de amarelo. As menores medem menos de dois centímetros de diâmetro e as maiores, até 25cm.
Originário da China e do Japão, o crisântemo foi introduzido na Europa no século XVIII. A partir do cruzamento do C. morifolium com outras espécies obteve-se a maior parte das variedades cultivadas. Para que cresçam bem, os crisântemos, que no Brasil são conhecidos também pelo nome de monsenhores, necessitam de terra fértil ou muito adubada e bom sistema de drenagem.

Veja também: