Criptônio - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Criptônio


  Bioquímica
Descoberto em 1898 por William Ramsay e Morris W. Travers, o criptônio ganhou esse nome a partir do grego kriptós, "oculto", em alusão a sua raridade.
Criptônio é um elemento químico de símbolo Kr, pertencente ao grupo dos gases nobres, ou grupo 0 (zero) da tabela periódica, juntamente com o hélio, o neônio, o argônio, o xenônio e o radônio. É um gás monoatômico e inodoro, que dificilmente se liquefaz. Está presente na atmosfera na proporção de uma parte para 900.000.
Obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido, possui seis isótopos estáveis, dos quais o mais abundante é o Kr-84, e cerca de vinte isótopos radioativos. Em combinação com o flúor, quando submetido a descarga elétrica em baixa temperatura (-150 C), forma o difluoreto de criptônio, KrF2, sólido cristalino branco que se decompõe espontaneamente em temperaturas normais.
O criptônio é empregado em certas lâmpadas fluorescentes e em uma lâmpada de flash usada em fotografia de altíssima velocidade. O Kr-85, radioativo, é usado na detecção de falhas em superfícies metálicas. Entre 1960 e 1983 o metro foi definido como 1.650.763,73 vezes o comprimento de onda da raia vermelho-laranja da luz emitida pelo Kr-86 estável.
ne-sicur

Veja também: