Cretinismo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cretinismo


  Patologias
O cretinismo pode ocorrer esporadicamente ou sob forma endêmica, sobretudo em regiões onde o bócio, ou papeira, é também endêmico e severo.
Afecção crônica, resultante da deficiência ou falta total de produção do hormônio da tireóide, o cretinismo caracteriza-se pela interrupção do desenvolvimento físico e mental, distrofias ósseas e queda na atividade do metabolismo basal. Também conhecido como mixedema congênito, faz-se acompanhar, muitas vezes, de volumoso bócio.
O cretino pode parecer normal ao nascer, mas já nos dois primeiros anos de vida as anomalias aparecem. A criança custa a andar e a falar, e é incapaz de sentar-se sem ajuda; tem a cabeça grande, os braços e pernas curtos, rosto largo e nariz achatado; as pálpebras mostram-se inchadas e a língua se projeta um pouco para fora. O quadro sintomatológico inclui secura e aspereza da pele, abdome protuberante, impassibilidade, apatia e  retardamento na formação dos dentes e ossos. Se não medicado, o cretino raramente chega ao terceiro decênio de vida.
O tratamento à base de extrato da tireóide e iodo pode obter resultados bastante satisfatórios. Mesmo assim, nos casos de cretinismo congênito, é muito difícil conseguir o desenvolvimento mental completo.
/

Veja também: