Corvina - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Corvina


  Taxonomia
Espécie basicamente marinha que ocorre das Antilhas até a Argentina, mas que não raro se transfere da água salgada para a doce, ou vice-versa, a corvina desova na foz dos rios, em cujas proximidades seus filhotes se criam.
Peixe da família dos cienídeos, a mesma da pescada e da pescadinha, a corvina (Micropogon furnieri) tem em média setenta centímetros de comprimento e pesa até três quilos. O corpo comprimido e prateado apresenta dorso preto e estrias amarelas nos flancos. Na parte anterior da mandíbula, possui uma fileira de barbilhões. Tem a nadadeira dorsal contínua e profundamente entalhada, as peitorais grandes, maiores que as ventrais, e a anal com dois acúleos, sendo a caudal rombóide. A corvina realiza migrações sazonais ao longo da costa e se alimenta de pequenos peixes, crustáceos e vermes anelados. Desloca-se sempre em águas pouco profundas.
A corvina conserva alguns dos nomes dados pelos índios, como murucaia, na Bahia, e cururuca, em Pernambuco. A corvina que vive na lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, de coloração mais clara que a de água salgada, é chamada de corvina-crioula. Espécies de corvina caracteristicamente de água doce são encontradas em rios do Pará (Plagioscion monacantha) e de Mato Grosso (P. ternetzi).
ttp

Veja também: