Córsega - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Córsega


  Geografia Fisica
Culturalmente vinculada à Itália, a Córsega, a "ilha perfumada", ficou definitivamente unida à França em 1796, após um breve período de independência.
A Córsega (Corsica em italiano, Corse em francês) é uma ilha do Mediterrâneo (8.680km2), menor apenas que a Sicília, a Sardenha e Chipre, outras ilhas desse mar. Situada a 170km do sudeste da França e a 102km do nordeste da Itália, separa-se da Sardenha pelo estreito de Bonifácio, cuja largura é de apenas 12km.
A ilha tem um relevo muito acidentado. Mais de vinte picos superam dois mil metros e o ponto culminante é o monte Cinto (2.710m). Os rios principais são o Golo, o Tavignamo, o Liamone, o Gravone, o Taravo e o Profiano. O clima, do tipo mediterrâneo, apresenta temperatura média anual de 15o C, com invernos frescos e verões secos e tórridos.
A população concentra-se em Bastia e Ajaccio. A língua oficial é o francês, mas grande parte da população fala o corso, dialeto derivado do toscano. Na segunda metade do século XX, a população tendia a diminuir, pois muitos corsos imigravam para a França continental.
Na  agricultura, tipicamente mediterrânea, predomina o cultivo de cereais, videiras, oliveiras e frutas cítricas. A exploração do gado é extensiva, sendo o rebanho de ovinos o mais numeroso. O mercado não é extenso, o que limitou a indústria ao beneficiamento de produtos agrícolas. Contudo, o principal setor da economia é o turismo, favorecido por uma excelente infra-estrutura, tanto no setor hoteleiro como no dos transportes aéreos, marítimos e terrestres.
A posição estratégica da Córsega determinou uma história muito atribulada. Colonizada pelos gregos no século VIII a.C., pelos cartagineses no século VI a.C. e pelos romanos desde o século III a.C., a ilha foi ocupada pelos vândalos no século V da era cristã, e entre os séculos VI e VII esteve anexada ao império bizantino. Posteriormente, fez parte dos reinos lombardo e franco e dos estados pontifícios. No século XI, o papa Gregório VII cedeu a ilha à cidade italiana de Pisa. Foco de disputa entre os senhores de Pisa, Gênova e Aragão, passou ao controle dos genoveses em meados do século XV.
Em 1769, após breve período de autonomia, Gênova vendeu a ilha à França. Depois da época napoleônica (Napoleão Bonaparte era natural da ilha), a Córsega firmou seus elos políticos com a França. Em 1976, foi dividida administrativamente em dois departamentos franceses, o da Alta Córsega, no norte, e o da Córsega do Sul. Bastia é capital do primeiro, e Ajaccio do segundo.

Veja também: