Condimentos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Condimentos


  Botânica
Parte da cultura africana transplantou-se, por meio dos condimentos, para a culinária baiana, assim como os temperos do Oriente que ingressaram na Europa medieval formaram elos sincréticos para corrigir a insipidez dos cardápios.
Condimentos ou temperos são substâncias aromáticas, geralmente de origem vegetal, usadas para realçar o sabor dos alimentos. Conheceram grande voga na antiguidade clássica, quando suas virtudes se associaram não raro a funções terapêuticas, afrodisíacas e mágicas. A partir do século XI, começaram a tornar-se na Europa itens de importância econômica, num processo que se acentuou com sua importação em grandes quantidades do Oriente, durante o ciclo das grandes navegações quinhentistas.
Quase todos os condimentos de uso mais difundido, como alho, cebola, coentro, cominho, orégano, erva-doce, tomilho e hortelã, têm propriedades medicinais. Seus princípios ativos são quase sempre benéficos à digestão, o que demonstra que os condimentos, ao satisfazer uma requisição sensorial, atendem ao mesmo tempo a uma necessidade orgânica imposta pela alimentação.