conde Pereira Carneiro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



conde Pereira Carneiro


  Biografias

Pereira Carneiro dedicou parte da vida ao jornalismo, no Jornal do Brasil, e à divulgação da cultura, para o que criou uma emissora sem finalidades lucrativas.
Ernesto Pereira Carneiro nasceu em Jaboatão PE em 14 de abril de 1877. Estudou em Paris e Madri, fez parte do secundário no Brasil e concluiu os estudos no Saint George College, de Londres. Em 1895, em Recife, começou a trabalhar na firma do pai, Pereira Carneiro & Companhia, da qual foi diretor até 1914. Nesse período foi vice-presidente da Associação Comercial de Recife, fundou o Clube Náutico Capibaribe e introduziu vários esportes no estado.
Mudou-se então para o Rio de Janeiro RJ, onde adquiriu a Companhia de Comércio e Navegação, que dirigiu até 1935. Recebeu em 1919 o título de conde papal, dado pela Santa Sé. Em 1918 tornou-se proprietário do Jornal do Brasil e em 1935 fundou a Rádio Jornal do Brasil. Presidiu a Associação Comercial do Rio de Janeiro, foi deputado à Assembléia Constituinte do Distrito Federal em 1933 e à Câmara dos Deputados de 1935 a 1937. Morreu no Rio de Janeiro em 21 de janeiro de 1954.

 o

Veja também: