Conde de Gobineau - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Conde de Gobineau


  Biografias
Gobineau foi um dos precursores do racismo, com suas teorias, hoje desacreditadas, do ariano como raça pura, que embasaram o anti-semitismo nazista.
Joseph-Arthur, conde de Gobineau, nasceu em Ville-d"Avray, França, em 14 de julho de 1816. De família aristocrática e monarquista, ingressou em 1849 na carreira diplomática e serviu na Suíça, Alemanha, Pérsia (atual Irã), Brasil e Suécia. Como embaixador da França no Rio de Janeiro, tornou-se amigo do imperador D. Pedro II, com quem depois manteve correspondência durante longo tempo.
Escreveu livros diversos, desde obras eruditas como Les Religions et les philosophies dans l"Asie centrale (1865; As religiões e as filosofias na Ásia central), Histoire des perses (1869; História dos persas) e La Renaissance (1877; A Renascença), a romances como Les Pléiades (1874). O mais famoso, porém, foi o Essai sur l"inégalité des races humaines (1853-1855; Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas). Para ele, a raça humana superior é a dos louros dolicocéfalos da Inglaterra, Bélgica, norte da França e Alemanha, especialmente da aristocracia. Os ideólogos do pangermanismo adotaram essa tese, para adaptá-la aos interesses nazistas. Gobineau morreu em 13 de outubro de 1882, em Turim, Itália.
ttp://1vimax

Veja também: