Como escrever um artigo de pesquisa sobre biologia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Como escrever um artigo de pesquisa sobre biologia


  Blog

Mais cedo ou mais tarde, todo aluno universitário terá que escrever uma pesquisa acadêmica. Por que? Porque as pesquisas permitem que os alunos expressem suas ideias por escrito, que podem ser facilmente avaliadas por um instrutor.

A redação de artigos ajuda os alunos a desenvolver o pensamento crítico e as habilidades de escrita, forçando-os a escrever seus pensamentos de maneira coerente e lógica. Ser capaz de fazer isso é fundamental se você deseja ter sucesso em sua vida acadêmica e profissional. 

No entanto, se você duvidar de sua capacidade de realizar essa tarefa sozinho, você pode obter serviços online como o https://tcc-pronto.com para lhe ajudar. Mas se você está confiante e precisa apenas de esclarecer algumas dúvidas confira nossas dicas a seguir:


Dicas sobre como escrever um artigo de pesquisa de biologia

Os principais aspectos para escrever um bom artigo de biologia são:

  • Escolha um tópico específico sobre o qual escrever;
  • Declare claramente a sua posição;
  • Demonstre a validade do seu argumento usando fatos para apoiá-lo.

Escrever um artigo sobre biologia pode ser difícil, e é por isso que você deve escolher seu próprio tópico, se puder. Se você escolher seu próprio tema, é mais provável que saiba mais sobre ele, assim será mais fácil para você defender seus argumentos. 

Se um tópico for atribuído a você, aproveite-o ao máximo e use-o como uma oportunidade para ampliar seu conhecimento. Um escritor deve sempre expor sua posição de maneira clara; não seja prolixo, vá direto ao ponto.

Em um artigo, especialmente ao escrever sobre biologia, você deve provar que seu ponto é válido aplicando o método científico ao seu raciocínio. Faça pesquisas, construa uma hipótese, teste sua hipótese em um experimento e comunique seus resultados por meio de seu texto.


Qual deve ser a aparência da estrutura?

Em seu artigo, você deve ter uma introdução, o corpo principal e uma conclusão. Esta é a estrutura geral de qualquer texto.

Depois de conduzir seu experimento e reunir seus dados, tire algum tempo de descanso, escrever cansado resultará em um péssimo resultado.

Assim que estiver descansado, faça um esboço do seu artigo, construído em torno de uma introdução, corpo principal e conclusão.

Introdução

Sua introdução deve ser breve, mas informativa. Aqui você pode fornecer informações básicas sobre o assunto para esclarecer quaisquer dúvidas que seus leitores possam ter. Certifique-se de incluir uma declaração de tese clara que declare sua premissa.

Corpo

Como se espera que você tenha estudado o assunto detalhadamente, você é capaz de expor resumidamente a essência. Por se tratar de um artigo científico, você precisa se referir a cientistas (escolha os mais relevantes para o seu tema).

O corpo principal permite que você comunique os resultados do seu estudo. Escreva sobre como você conduziu sua hipótese e como a testou em seu experimento. 

Declare se seu experimento provou ou não a validade de sua hipótese e tire conclusões de análise a partir dos dados. Não entre em muitos detalhes; em vez disso, inclua gráficos e tabelas no texto que ilustram claramente os dados.


Conclusão

Aqui, você pode sugerir outras direções para investigar o problema que podem fornecer respostas para problemas não resolvidos. Pelas extensões, sua conclusão deve ser semelhante à sua introdução.

Em sua conclusão, mencione os pontos principais de seu ensaio e finalize seus argumentos. Aqui você pode sugerir ideias para novos experimentos se os problemas não resolvidos ainda persistirem. Mantenha a conclusão breve, assim como fez sua introdução.


Considerações finais

Não se esqueça de citar e referenciar qualquer informação que não seja sua. Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso, mas a ABNT é o método mais comum usado pelos cientistas. 




Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados