Como desenvolver um projeto de pesquisa e um TCC? - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Como desenvolver um projeto de pesquisa e um TCC?


  Blog
Como desenvolver um projeto de pesquisa e um TCC?

A vida dos universitários e pesquisadores é, definitivamente, desgastante e recheada de prazos e pressões para bater metas relacionadas a pesquisas, contratos e estágios.

Além disso, a vida acadêmica exige uma produção em massa que coloca pressões imensas nas pessoas que estão inseridas no meio acadêmico.

Neste quadro, muitas pessoas indicam que o ideal é iniciar sua vida nas pesquisas logo nos primeiros anos de universidade, para conseguir uma bolsa de estudos e, principalmente, experiência no desenvolvimento de pesquisas.

Pensando nesta situação, no artigo de hoje iremos ver alguns pontos importantes e, praticamente, um passo-a-passo para desenvolver o seu projeto.

Serão vistos alguns detalhes como fazer a metodologia do TCC, como utilizar as normas da ABNT na parte escrita de seu projeto e como iniciar sua vida no estágio.


Conseguindo um estágio na minha área



Para começar a desenvolver seu projeto de pesquisa, a primeira coisa que você precisa fazer é determinar a sua área de atuação dentro do curso que você faz.

É necessário que se conheça professores e entre em contato com professores que ministram matérias de interesse, para conhecer as áreas de atuação destes professores.

Com o contato realizado, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho daquele professor, dos pesquisadores do laboratório e das oportunidades que você poderá ter ao pedir para realizar estágio.

Além disso, para realização do projeto, o professor geralmente atuará como orientador do projeto de pesquisa, a fim de auxiliar em alguns detalhes burocráticos e na estruturação do projeto de pesquisa.

Assim que você conseguir determinar, em conjunto com o seu orientador, o tema de seu projeto de iniciação científica, você poderá pensar em começar a estruturar a parte escrita de seu TCC e poderá começar a pensar também na apresentação de seu projeto.


Dicas para elaboração de seu projeto


Agora que você tem sua área de atuação determinada e um orientador para lhe auxiliar nos primeiros passos de desenvolvimento do projeto, é hora de pensar em como este projeto será elaborado e desenvolvido, claro, ainda ao lado de seu orientador.

De acordo com o portal da Universidade Federal de Juiz de Fora, existem algumas dicas essenciais para elaboração de um projeto acadêmico, seja ele de pós-graduação ou de iniciação científica.

Dentre as dicas mencionadas pela Universidade, podemos evidenciar algumas:


Determine e proponha temas de pesquisa relacionados à sua área de atuação


É necessário que se conheça a área de atuação de seu orientador e dos membros pesquisadores do seu laboratório, para não propor algo que não tenha tanta relação com o trabalho desenvolvido no laboratório onde você se encontra.

Logo, estude livros relacionados à linha de pesquisa realizada no laboratório e busque perguntas que podem nortear uma possível pesquisa, mas lembre, sempre relacionado com temas já explorados no laboratório.


Ter experiência nas disciplinas do curso


Além de conhecer o trabalho desenvolvido no departamento onde você escolheu integrar, é essencial que se conheça diversas disciplinas de seu curso, pois é neste momento onde serão identificadas as áreas de interesse que podem se transformar em áreas de atuação.

Um interesse na disciplina de Finanças, no curso de Administração, por exemplo, pode levar o aluno a buscar um estágio nessa área

Logo, como o primeiro contato com o escopo de diferentes campos de atuação é em sala de aula. Portanto esteja sempre atento e com o caderno em mãos durante as aulas para absorver o máximo de informações o possível.


Elaborar perguntas claras e objetivas


Como visto anteriormente, o que irá direcionar e nortear o projeto de pesquisa que será desenvolvido é uma pergunta, uma hipótese, uma dúvida ou até um questionamento sobre determinado assunto

Por isso, é importante que as perguntas sejam realizadas de maneira clara e objetiva, a fim de identificar de maneira mais simples os possíveis projetos oriundos desta hipótese.

Considerações finais


Por fim, existem outras dicas pontuais a serem exploradas que você deve levar em consideração na hora de fazer o seu projeto, como por exemplo:

  • Escolha um tema que você goste
  • Planeje-se
  • Pesquise em várias fontes
  • Esteja atento às normas da ABNT
  • Revise
  • Tenha calma para apresentar e clareza para escrever

Não deixe de levar todas estas dicas e informações em consideração para você conseguir a melhor nota possível em seu TCC e desenvolver um belo projeto de pesquisa.




Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados