Comenius - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Comenius


  Biografias
As inovações introduzidas por Comenius nos métodos de ensino influenciaram em grande medida as reformas educativas e as teorias de eminentes pedagogos de séculos posteriores.
Jan Amos Komensky, cujo sobrenome foi latinizado para Comenius, nasceu em Nivnice, Morávia, em 28 de março de 1592. Recebeu a formação de clérigo em Herborn e completou os estudos na Universidade de Heidelberg. Como membro da seita protestante dos irmãos morávios, em 1614 foi nomeado reitor das escolas de Prerov. Por causa da perseguição religiosa na guerra dos trinta anos, fugiu para a Boêmia e depois para Leszno, Polônia, onde se dedicou ao ensino e à redação de suas obras didáticas.
Comenius atribuía grande importância aos sentidos e à experiência. Em Janua linguarum reservata (1631; A porta das línguas reaberta), manual para o ensino de línguas, utilizou desenhos com fins didáticos. Na Didactica magna, propõe um sistema educativo a ser aplicado da infância aos estudos pós-universitários. A doutrina filosófica de Comenius, à qual ele deu o nome de pansophia, propõe a universalização do saber e a supressão dos conflitos religiosos e políticos.
Comenius foi chamado a vários países europeus para pôr em prática suas teorias pedagógicas e filosóficas. Estabeleceu-se finalmente em Amsterdam, onde morreu em 15 de novembro de 1670
ttp://1vimax

Veja também: