Codorniz - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Codorniz


  Taxonomia
Peça das mais cobiçadas pelos caçadores na Europa e na América do Norte, a codorniz é apreciada pelo delicado e suave sabor de sua carne.
Codorniz é uma ave da ordem dos galiformes, família dos fasianídeos, de que também fazem parte o faisão e a perdiz. A codorniz comum (Coturnix coturnix) tem comprimento médio de 18cm e seu dorso é pardo, com uma série de raias escuras e faixas claras e negras nos flancos. O macho exibe no pescoço manchas negras de intensidade variável, traço que o distingue da fêmea.
A área de distribuição da codorniz compreende grande parte da Europa, Ásia e norte da África. Vive nos campos e pastagens, onde efetua a postura e o choco. Constrói o ninho em depressões do terreno e põe de 7 a 12 ovos, cuja incubação leva 21 dias. Ave migratória, no inverno vai para o sul em busca de climas quentes.
A codorniz-da-virgínia (Colinus virginianus) tem maior envergadura que a codorniz comum, com 25cm. De cor castanha, tem listras claras e escuras no pescoço. A garganta é branca, o peito e o abdome pintalgados. A codorniz da Califórnia (Lophortyx californicus) tem comprimento médio de 26cm e apresenta plumagem esverdeada ou acinzentada, com um topete de penas na cabeça.
A ave que no Brasil é comumente chamada codorna, criada comercialmente para postura e corte, é na verdade uma espécie de codorniz (Coturnix coturnix japonica), da ordem dos galiformes, família dos fasianídeos. Domesticada na China e no Japão desde o século XII, chegou ao Brasil na década de 1950.

Veja também: