Cobaia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cobaia


  Taxonomia

Valioso auxiliar da pesquisa científica, a cobaia é tão freqüentemente utilizada em laboratórios de medicina e biologia que seu nome tornou-se sinônimo de qualquer objeto de experiência.
A cobaia (Cavia porcellus), também chamada porquinho-da-índia ou preá-da-índia, é um mamífero roedor da família dos cavídeos, de cerca de 25cm de comprimento, corpo rechonchudo, orelhas pequenas e pelagem salpicada de grandes manchas escuras, brancas ou alaranjadas. Alguns exemplares são de cor parda ou negra uniforme. É natural das regiões andinas, do cerrado e da mata sul-americana.
Animal herbívoro, vive em tocas ou esconde-se no mato para evitar seus muitos inimigos naturais, que vão das aves de rapina aos pequenos carnívoros. Por instinto de defesa, tem hábitos crepusculares ou matutinos. A espécie conseguiu sobreviver graças à grande capacidade de adaptação e à velocidade com que se reproduz: o período de gestação é de 75 dias e cada fêmea tem até três ninhadas por ano, cada uma com oito filhotes em média.
A cobaia, criada como animal de estimação em muitos países, é aproveitada principalmente na experimentação biomédica, para pesquisa de vacinas e inoculação de doenças.
o<

Veja também: