Coala - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Coala


  Taxonomia
Animal dos mais conhecidos entre os que integram a exótica fauna australiana, o coala, cujo aspecto se assemelha ao de um ursinho de pelúcia, esteve a ponto de extinguir-se, vítima da impiedosa perseguição de caçadores que ganhavam bom dinheiro com a venda de sua pele.
Coala (Phascolarctos cinereus) é um mamífero marsupial da família dos falangerídeos. De pelagem  cinzenta e corpo rechonchudo, tem cabeça grande e arredondada, com focinho curto e orelhas grandes e peludas. As patas, curtas e fortes, terminam em cinco dedos, nas anteriores, e quatro, nas posteriores. Os dedos servem para que o animal se agarre aos troncos e galhos das árvores.
Os coalas alimentam-se de folhas de eucalipto e têm hábitos solitários. O marsúpio, bolsa em que as crias permanecem durante seis meses, abre-se no dorso da fêmea, ao contrário de outros marsupiais, que o apresentam no abdome. Ameaçados de extinção e vitimados por doenças que os dizimam periodicamente, os coalas foram alvo de rígidas medidas de preservação, que conseguiram estabilizar a população e mesmo aumentá-la. Os incêndios florestais são atualmente o maior risco para a espécie.

Veja também: