Claude-Louis Berthollet - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Claude-Louis Berthollet


  Biografias

O interesse de Berthollet pela pesquisa contemplou diversos campos da química, tanto a teórica como a experimental, e levou-o a descobrir a estrutura de compostos de grande importância industrial, como o amoníaco ou o ácido sulfídrico.
Claude-Louis Berthollet nasceu em 9 de dezembro de 1749 em Talloires, França. Estudou nas universidades de Chambéry e de Turim, em que se doutorou em medicina. Colaborou com Antoine Lavoisier na reforma da nomenclatura química. Suas pesquisas sobre os compostos do cloro levaram-no a experiências com as propriedades descorantes dos hipocloritos e com os efeitos explosivos dos cloretos.
Além dos trabalhos práticos, suas principais contribuições à química basearam-se na observação de que as massas das substâncias que intervêm numa reação influem sobre ela, e ainda na exposição da reversibilidade das reações. A primeira dessas contribuições constituiu importante abordagem da chamada lei de ação das massas.
Junto com o matemático Gaspard Monge, foi encarregado de organizar os aspectos científicos da expedição de Napoleão ao Egito, onde colaborou no projeto de criar um instituto de pesquisas.
Durante o período imperial foi nomeado senador e, mais tarde, recebeu o título de conde. Retirado em sua casa de campo de Arcueil, morreu atacado de carbúnculo em 6 de novembro de 1822.

 tp

Veja também: