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Claude Lévi-Strauss


  Biografias
Uma das mais importantes contribuiþ§es para o progresso da antropologia social foi a de LÚvi-Strauss, que usou a abordagem estruturalista para estudar o homem de diferentes culturas, com base nas relaþ§es estruturais entre seus membros.
Claude LÚvi-Strauss nasceu em Bruxelas, BÚlgica, em 28 de novembro de 1908. Estudou filosofia e direito em Paris e diplomou-se em 1932. Foi professor de sociologia na Universidade de SÒo Paulo de 1934 a 1937. Lecionou nos Estados Unidos e, entre 1950 e 1974, na Universidade de Paris. Em 1959, tornou-se catedrßtico de antropologia do CollÞge de France.
LÚvi-Strauss ganhou renome internacional com o livro Les Structures ÚlÚmentaires de la parentÚ (1949; As estruturas elementares do parentesco). Entre suas primeiras obras destacam-se Tristes tropiques (1955; Tristes tr¾picos) e La PensÚe sauvage (1962; O pensamento selvagem). No primeiro, exp§e os resultados de suas pesquisas com Ýndios brasileiros e ataca o mito segundo o qual todas as sociedades seriam etapas de um processo de evoluþÒo ·nico que culminaria na atual sociedade ocidental.
Publicou ainda Anthropologie structurale (1958) e Le TotÚmisme aujourd"hui (1962; O totemismo hoje), entre outros. Nos quatro volumes de Mithologiques -- Le Cru et le cuit (1964; O cru e o cozido), Du miel aux cendres (1967; Do mel Ós cinzas) e L"Origine des maniÞres de table (1968; A origem das maneiras Ó mesa) e L"Homme nu (1971) -- demonstra, por exemplo, que a oposiþÒo entre os mitos referentes aos alimentos crus e cozidos sÒo a base de diferenþas mÝticas mais abstratas.
A obra de LÚvi-Strauss teve grande repercussÒo e transformou de maneira radical o estudo das ciÛncias sociais, mesmo provocando reaþ§es exacerbadas nos setores ligados principalmente Ó tradiþÒo humanista, evolucionista e marxista. Sua maior preocupaþÒo Ú estabelecer fatos verdadeiros sobre a mente humana, mais do que sobre a organizaþÒo social de qualquer sociedade ou classe particular. Alinha-se assim entre os antrop¾logos sociais que procuram, por meio de comparaþ§es, descobrir verdades fundamentais do comportamento humano em escala universal. Em 1973 publicou o segundo volume de Anthropologie structurale e, dez anos depois, a coletÔnea de ensaios Le Regard ÚloignÚ (O olhar distante).
O estruturalismo de LÚvi-Strauss foi um esforþo de reduzir a enorme quantidade de informaþ§es sobre os sistemas culturais Ós relaþ§es formais entre seus elementos. O antrop¾logo dedicou-se a elaborar modelos baseados na ling³Ýstica estrutural, na teoria da informaþÒo e na cibernÚtica para interpretar as culturas, que considerava como sistemas de comunicaþÒo.

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