Claude Bernard - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Claude Bernard


  Biografias

A fisiologia não teria alcançado o presente grau de desenvolvimento sem o trabalho e as descobertas de Claude Bernard, pesquisador que abriu novos caminhos para o conhecimento dos mecanismos que regem o funcionamento dos seres vivos.
Claude Bernard nasceu em 12 de julho de 1813 em Saint-Julien, França. Após formar-se em medicina, foi assistente do fisiologista François Magendie, com quem realizou pesquisas sobre os nervos espinhais. Doutorou-se em ciências em 1853 e em 1854 assumiu a cátedra de fisiologia geral na Sorbonne, especialmente criada para ele. No mesmo ano entrou para a Academia de Ciências e, em 1855, para o Collège de France, após a morte de seu mestre Magendie, a quem substituiu nessa instituição. Sua obra fundamental, Introduction à la médecine expérimentale (Introdução à medicina experimental), data de 1865.
Com seus trabalhos, Claude Bernard contribuiu para a correta aplicação do método experimental ao estudo dos processos biológicos. Além disso, fez notáveis descobertas que revelaram o papel dos sucos gástricos na digestão. Também esclareceu o conceito de secreção interna -- referente à passagem direta das substâncias dos órgãos para o sangue -- e estudou em profundidade os nervos vasomotores e sua função nos processos secretores. Entre 1850 e 1855 descobriu o glicogênio, princípio não nitrogenado que, armazenado no fígado, é convertido em açúcar à medida que este é requerido pelo organismo. Pesquisou, ainda, a glicogênese ou processo de síntese de carboidratos a partir de proteínas ou gorduras, cujo estudo foi básico para o desenvolvimento da fisiologia moderna. Realizou também minuciosos estudos sobre o curare e outros venenos.
Suas descobertas levaram-no a defender a teoria de que num organismo existe um complexo equilíbrio de reações químicas que é indispensável à vida. Precursor da revolução bioquímica do século XX, Claude Bernard morreu em 10 de fevereiro de 1878 em Paris.

 


Veja também: