Cientista Albert Einstein - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Cientista Albert Einstein


  Biografias

Einstein nasceu em Ulm, Alemanha, no dia 14 de março de 1879 e foi o físico e matemático alemão que desenvolveu a teoria da Relatividade, transformando as noções sobre o espaço, o tempo e as forças do universo.

Em 1902 ingressou no escritório de marcas e patentes da Suiça como funcionário, desenvolvendo em seu tempo livre em 1905 um trabalho para o jornal "Annalen der Physik". Este trabalho incluia três teorias novas que viriam a modificar o entendimento do Homem sobre seu mundo e o universo. A primeira dizia que a luz vinha não só em partículas mas em ondas, a segunda descobriu o movimento microscópio das moléculas em um líquido - tornando possível calcular seu exato tamanho e provando sua existência, numa época aonde muitos cientistas ainda duvidavam a existência de átomos, e a terceira modificava a noção de espaço e tempo. Pelo seu estudo dos efeitos fotoelétricos da teoria quântica, foi condecorado com o Prêmio Nobel de Física em 1921.

Antes até, em 1912, desenvolveu a teoria da relatividade, descrevendo os efeitos das forças naturais sobre o comprimento, a massa e o tempo. Einstein havia descoberto que o espaço e o tempo existiam juntos e seu comportamento variava junto a partir de determinados limites. Uma das grandes descobertas desta teoria é que a energia, E, de um corpo é função de sua massa, m, relação expressa pela equação E = mc2, onde c é a velocidade da luz. Ele publicou ainda mais idéias suas na teoria geral da relatividade em 1915, descrevendo os efeitos da gravitação e do movimento acelerado.

Judeu, foi perseguido pelos nazistas e em 1932 teve de deixar a Alemanha. Depois de uma rápida passagem pela Inglaterra, fixou-se nos Estados Unidos e posteriormente tornou-se cidadão americano. Durante a segunda grande guerra ajudou o governo americano no projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica. Passou seus últimos anos tentando desenvolver uma grande teoria unificada na Universidade de Princeton - um único sistema físico-matemático que incorporasse as forças da gravitação, do eletromagnetismo e as duas forças atômicas.

Albert Einstein morreu em Princeton, no dia 18 de abril de 1955.

Veja também: