Cidadania e Meio Ambiente - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cidadania e Meio Ambiente


  Meio Ambiente

A forma de como nos relacionamos com o lixo que produzimos indica o grau da cidadania da sociedade em que vivemos. Podemos então, definir Cidadania como: UM CONJUNTO DE DIREITOS E DEVERES, ESTABELECIDOS OU NÃO PELA LEGISLAÇÃO.

Já o exercício da Cidadania é a forma de fazer valer os direitos garantidos e exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados.

Todo ser humano possui valores que podem ser classificados como fundamentos morais e espirituais da consciência humana e é fundamental que toda pessoa tome conhecimento dos valores a ela inerente. Conheça os principais valores humanos: honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (que envolve autoestima, autocontrole, autoconfiança, autoaceitação e desapego) e amor.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Somente para complementar, cultura é tudo aquilo que não é natureza, por sua vez, toda ação humana na natureza e com a natureza é cultura. Os códigos morais regem a conduta dos membros de uma comunidade, de acordo com princípios de conveniência geral, para garantir a integridade do grupo, a convivência pacífica e o bem-estar dos indivíduos que o constituem.

Chegamos a um momento muito interessante, mas também muito triste, pois percebemos que a mão que constrói é a mesma que impiedosamente também destrói.

Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas, ou seja, tudo que nos cerca compreende o meio ambiente. Com o surgimento do homem, meros 100 mil anos, o processo degradativo do meio ambiente tem sido proporcional a sua evolução. No Brasil, o início da influência do homem sobre o meio ambiente pode ser notada a partir da chegada dos portugueses.

“Apenas quando o homem matar o último peixe, poluir o último rio e derrubar a última árvore irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”.

Faz-se necessário o desenvolvimento de ações permanentes que promovam o fortalecimento de uma consciência maior sobre os problemas ambientais e ainda o incentivo à participação de todos, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, pois a defesa da qualidade ambiental está ligada ao exercício da cidadania. É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas às áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem etc. Cada um desses elementos está sofrendo algum tipo de degradação. Quando o meio ambiente se altera, as condições climáticas também se alteram e, por conseguinte, nossa saúde está sendo muito afetada, por isso a conservação do meio ambiente é uma questão da nossa própria sobrevivência.

  

"A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos." Ladislau Dawbor.

 


Veja também: