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Cidadania e Ambiente


  Meio Ambiente

A questão ambiental está cada vez mais presente no quotidiano da população das nossas cidades, principalmente no que se refere ao desafio de preservar a qualidade de vida.

Nos tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, o ciberespaço, multimédia, Internet e educação para a cidadania representam a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida.

A postura de dependência e de desresponsabilização da população decorre principalmente da desinformação, da falta de consciência ambiental e de um défice de práticas comunitárias baseadas na participação e no envolvimento dos cidadãos, que propunham uma nova cultura de direitos baseada na motivação e na participação da gestão ambiental das cidades.

Nesse sentido, a Educação Ambiental representa um instrumento essencial para superar os actuais impasses da sociedade. A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se complicam e riscos ambientais que se intensificam.

No entanto, devemos procurar uma perspectiva de acção holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.
Quando nos referimos à educação ambiental, situamos-a num contexto mais amplo, o da educação para a cidadania, configurando-se como elemento determinante para consolidar a conceito de sujeito cidadão. O desafio de fortalecer a cidadania para a população como um todo, e não para um grupo restrito, concretiza-se a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres e de cada pessoa passar a ser “actor” responsável pela defesa da qualidade de vida.

Mas como relacionar a educação ambiental com a cidadania?

Cidadania tem a ver com o facto de pertencer a uma colectividade e criar identidade com ela. A educação ambiental, como formação e exercício de cidadania, está relacionada com uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens. A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária. O grande salto de qualidade tem sido dado pelas ONG e organizações comunitárias, que têm desenvolvido acções não-formais centradas principalmente em acções com a população infantil e juvenil.

A lista de ações é interminável e essas referências são indicativas de práticas inovadoras centradas na preocupação de incrementar a responsabilidade das pessoas em todas as faixas etárias e grupos sociais quanto à importância de formar cidadãos cada vez mais comprometidos com a defesa da vida.

A educação para a cidadania, representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para que transformem as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade, baseada na educação para a participação.

O desafio da construção de uma cidadania activa considera-se como elemento determinante para constituir e fortalecer cidadãos que, ao serem portadores de direitos e deveres, possam assumir a importante missão de abrir novos espaços de participação. A educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está relacionada com uma nova forma da relação entre homem e natureza.


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