Christian Doppler - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Christian Doppler


  Biografias

O efeito Doppler, a principal descoberta do físico austríaco Christian Doppler, é de enorme importância para a determinação da velocidade radial das estrelas.
Christian Johann Doppler nasceu em Salzburg, em 29 de novembro de 1803. Em 1850, assumiu a direção da cadeira de física experimental da Universidade de Viena. Antes, em 1842, já havia descoberto o fenômeno que recebeu seu nome. O efeito Doppler relaciona-se com as modificações da freqüência aparente das ondas produzidas por uma fonte que se afasta ou se aproxima do observador em repouso; ou, ao contrário, quando a fonte permanece fixa e o observador se move; ou, finalmente, quando a fonte e o observador se deslocam em sentidos opostos.
No campo da acústica, o meteorologista Christophorus Hendrik Dirk Buys-Ballot demonstrou experimentalmente o efeito Doppler em 1845, ao estudar o fenômeno nas ferrovias holandesas. No domínio da óptica, as primeiras experiências sobre o efeito Doppler foram realizadas por A. H. L. Fizeau, em 1848. Fizeau utilizou as raias de Fraunhofer como linhas de referência para determinar os deslocamentos das estrelas na direção da Terra, com o objetivo de medir suas velocidades radiais.
Além de Fizeau, outros cientistas confirmaram a  importância do efeito Doppler para a determinação da velocidade radial das estrelas, como o astrônomo inglês Sir William Huggins, que em 1868 o utilizou para medir a velocidade do afastamento de Sírius; astrônomo e físico alemão Hermann Karl Vogel, que em 1871 aplicou o efeito Doppler na determinação da velocidade de rotação do Sol; e, mais tarde, os astrônomos do Observatório Lick, nos Estados Unidos. No final do século XX, já se conhecia a velocidade radial de cerca de sete mil estrelas. Christian Doppler morreu em Veneza, em 17 de março de 1853.

Veja também: