Christiaan Huygens - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Christiaan Huygens


  Biografias
Ofuscados pelo prestígio de Newton, os estudos do físico, matemático e astrônomo Christiaan Huygens sobre dinâmica e teoria ondulatória da luz revelaram-se depois de grande importância para a ciência moderna.
Christiaan Huygens nasceu em Haia, Países Baixos, em 14 de abril de 1629. Filho do poeta e diplomata Constantijn Huygens, conheceu na infância intelectuais ilustres, entre os quais René Descartes. Estudou matemática e direito na Universidade de Leiden e logo ficou famoso como matemático. Em 1659, usando um telescópio aperfeiçoado por ele mesmo, observou que Saturno era cercado de anéis. Mais tarde interessou-se pela medição precisa do tempo, o que o levou à descoberta do pêndulo como regulador de relógios.
Com interrupções periódicas provocadas por problemas de saúde, Huygens publicou suas descobertas em duas grandes obras: Horologium oscillatorium (1673; Relógio de pêndulo), em que resumiu seus estudos sobre o tempo, as leis do pêndulo e dos corpos em rotação; e Traité de la lumière (1690; Tratado da luz), no qual expôs sua concepção da luz como onda de energia que se propaga no espaço. A teoria de Huygens ficou esquecida durante quase todo o século XVIII, à sombra das teses de Isaac Newton, que defendia a composição material da luz. Suas explicações sobre refração e reflexão -- mais avançadas que as de Newton -- eram independentes da mecânica e baseadas apenas no princípio das frentes de onda secundárias. Depois de cinco anos marcados pela doença, Huygens morreu em Haia, em 8 de julho de 1695. ect

Veja também: