Charles Wright Mills - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Charles Wright Mills


  Biografias
Ao longo de sua vasta obra, o sociólogo Charles Wright Mills elaborou uma minuciosa análise crítica da sociedade americana, vista segundo conceitos elaborados por Marx e, especialmente, por Max Weber.
Charles Wright Mills nasceu em Waco, Texas, nos Estados Unidos, em 28 de agosto de 1916. Como professor de sociologia da Universidade de Colúmbia, defendeu a participação de cientistas e intelectuais no ordenamento social, por entender que a omissão dos intelectuais no desempenho de seu papel de líderes morais cedia espaço para pessoas menos qualificadas. Mills aplicou a teoria do determinismo econômico de Marx e Weber, segundo a qual as relações de produção determinam, em última instância, a composição de classes e os elementos da superestrutura de uma sociedade. Dedicou-se ao estudo de questões como a alienação e a opressão de grupos sociais por poderes aparentemente neutros.
Suas obras mais conhecidas são The Power Elite (1956; A elite do poder), na qual estuda a relação entre o poder econômico e as forças armadas, e The Sociological Imagination (1959; A imaginação sociológica). Mills morreu em Nyack, estado de Nova York, em 20 de março de 1962.