Charles Sanders Peirce - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Charles Sanders Peirce


  Biografias
Notável pela versatilidade, Peirce foi inovador em muitos domínios do saber. A ele se devem, em matemática, importantes estudos de álgebra linear; em filosofia, a metafísica evolucionista; em lógica, a criação da lógica das relações; em filologia, a fixação da pronúncia do inglês elisabetano; em informática, o esboço teórico pioneiro do computador; em psicologia e em semiótica, os fundamentos de ambas as ciências.
Charles Sanders Peirce nasceu em Cambridge, Massachusetts, em 10 de setembro de 1839. Estudou astronomia e matemática com o pai, professor da Universidade de Harvard. Graduado pelo Harvard College em 1859, formou-se em química pela Universidade de Harvard. Dedicou-se depois a experiências com o pêndulo para determinação da gravidade. A lógica e a filosofia foram os campos que mais se beneficiaram com os estudos de Peirce. A filosofia, exposta de modo não-sistemático em artigos publicados em periódicos, se refere ao universo dos fatos: para Peirce, que rejeitava o psicologismo e se afastava dos princípios metafísicos, a estrutura da lógica é idêntica à da ontologia. Em seu artigo de 1878, "How to Make Our Ideas Clear" ("Como tornar claras nossas idéias"), estabeleceu os princípios da filosofia pragmatista americana: a idéia a respeito de um objeto ou entidade qualquer resume-se aos efeitos práticos dela decorrentes. Considerava como seu principal trabalho a elaboração de uma lógica da ciência, área em que buscou tornar os princípios da indução e do que ele chamava de abdução -- a intervenção de recursos especiais na demonstração de uma hipótese que se tenta provar por via diversa -- tão sólidos quanto o da dedução.
Charles Peirce deixou inacabada sua obra maior, que sintetizaria e sistematizaria sua filosofia lógica: A System of Logic, Considered as Semiotics (Sistema lógico considerado como semiótica). Após as rixas com os supervisores da pesquisa, isolou-se em Millford, Pensilvânia, onde morreu em 19 de abril de 1914.

Veja também: