Charles Lyell - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Charles Lyell


  Biografias
A obra do geólogo britânico Charles Lyell popularizou o conceito de que a configuração da Terra se deve a processos físicos, químicos e biológicos desenvolvidos durante longos períodos e não a acontecimentos catastróficos e repentinos.
Charles Lyell nasceu em Kinnordy, Forfarshire, na Escócia, em 14 de novembro de 1797. De família abastada, logo demonstrou interesse pela zoologia, objeto de suas primeiras pesquisas. Aos 19 anos ingressou na Universidade de Oxford e depois estudou direito em Londres. Em 1823, conheceu em Paris os naturalistas Alexander von Humboldt e Georges Cuvier e fez suas primeiras expedições geológicas.
Em 1825, começou a exercer a advocacia, mas o desejo de demonstrar que as mudanças geológicas se deviam a causas naturais fez com que abandonasse a profissão para viajar. Na França e na Itália observou fenômenos que confirmavam a tese. Em 1830, publicou o primeiro volume de Principles of Geology (Princípios de geologia). Seguiram-se obras nas quais mostra que os processos de formação do planeta são muito lentos e que a Terra deveria ser extremamente antiga.
Sua segunda obra, Elements of Geology (1838; Elementos de geologia), contém uma ampla descrição de rochas e fósseis europeus. Em 1841, visitou os Estados Unidos, onde realizou conferências que despertaram grande interesse. Quando Darwin publicou On the Origin of Species (1859; A origem das espécies), Lyell não hesitou em abraçar o evolucionismo, teoria que também defendeu em The Geological Evidence of the Antiquity of Man (1863; Provas geológicas da antiguidade do homem). Lyell morreu em Londres em 22 de fevereiro de 1875.

Veja também: