Charles Frederick Hartt - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Charles Frederick Hartt


  Biografias

Autor da primeira obra rigorosamente científica sobre a geografia do Brasil, Hartt escreveu também sobre geologia, arqueologia, etnografia e linguística.
Charles Frederick Hartt nasceu em Fredericton, New Brunswick, Canadá, em 23 de agosto de 1840. Foi aluno do naturalista Louis Agassiz no Museu de Anatomia Comparada em Harvard. Ao lado de Agassiz, esteve pela primeira vez no Brasil em 1865 na expedição Thayer, quando realizou trabalhos sobre o litoral, do Rio de Janeiro à Bahia, recolheu ampla coleção geológica e tornou-se autoridade em história natural da América do Sul.

Voltou ao Brasil em 1868 e visitou a região de Abrolhos, o Norte e o Nordeste. Em 1870 publicou sua importante obra Geology and Physical Geography of Brazil (Geologia e geografia física do Brasil). Hartt participou das duas expedições Morgan ao Brasil, em 1870 e 1871, com alunos da Cornell University, para estudar a região amazônica. Entre suas obras destacam-se Devonian Rocks in the Amazonian Valley (1871; Rochas devonianas no vale amazônico), The Ancient Indian Pottery of Marajó (1871; A cerâmica indígena antiga de Marajó), Contributions to the Geology and Physical Geography of the Lower Amazonas (1874; Contribuições à geologia e à geografia física do baixo Amazonas) e Amazonian Tortoise Myths (1875; Mitos amazônicos da tartaruga).

A convite do governo brasileiro, voltou em 1874 para organizar a Comissão Geológica do Império do Brasil mas a falta de verbas obrigou a comissão a suspender as atividades em 1877. Hartt morreu no Rio de Janeiro RJ em 18 de março de 1878


Veja também: