Charles Fourier - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Charles Fourier


  Biografias
Dentre os representantes do socialismo utópico, é provavelmente Fourier o autor do projeto de reforma social mais ambicioso e sistemático.
François-Marie-Charles Fourier nasceu em 7 de abril de 1772 em Besançon, França. Filho de um negociante de tecidos, abandonou os estudos aos 17 anos, serviu no exército durante a revolução francesa e logo empregou-se como balconista. Nessa condição escreveu sua primeira grande obra, a Théorie des quatre mouvements et des destinées générales (1808; Teoria dos quatro movimentos e dos destinos gerais), em que defende a existência de uma ordem social natural, paralela à ordem física do universo. Ambas evoluiriam em oito ciclos ascendentes até chegar ao estágio mais elevado, em que as emoções humanas se expressariam livremente. O estágio da harmonia seria atingido pela divisão da sociedade em unidades produtivas comunitárias que ele denominou falanges.
Uma herança recebida em 1812 possibilitou a Fourier dedicação exclusiva a sua teoria, que desenvolveu no Traité de l"association agricole domestique (1822; Tratado da associação agrícola doméstica). A harmonia social se realizaria nos falanstérios, constituídos de 810 pessoas de cada sexo, nos quais todas as formas de amor seriam exercidas livremente, as crianças se educariam de acordo com suas inclinações e a oposição entre trabalho e prazer desapareceria.
A doutrina de Fourier antecipou, em diversos aspectos, o socialismo marxista e a psicanálise. Algumas cooperativas baseadas em suas idéias foram estabelecidas na França e especialmente nos Estados Unidos. Fourier morreu em Paris, em 10 de outubro de 1837.

Veja também: