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Charles Chaplin


  Biografias
Com o personagem Carlitos, Charles Chaplin criou um estilo ·nico, caracterizado pelo despojamento e pelo predomÝnio da imagem, apoiada pela mÝmica e pela expressÒo corporal. Carlitos desmistifica a falsa dignidade burguesa, identifica-se com os humildes eá faz de seu criador um dos gÛnios do cinema.
Charles Spencer Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889 em Londres. Ficou ¾rfÒo de pai muito cedo e sua mÒe sofreu repetidas internaþ§es em hospitais psiquißtricos, razÒo pela qual viveu grande parte da infÔncia em orfanatos e mesmo nas ruas. Trabalhando em cafÚs-concertos, tornou-se conhecido como ator de pantomimas. Durante uma turnÛ nos Estados Unidos foi visto por um produtor cinematogrßfico e, em dezembro de 1913, estreava como ator de cinema. Em breve passou a dirigir seus pr¾prios filmes e em dois anos tornou-se uma personalidade nacional. O vagabundo de chapÚu-coco, bigodinho, bengala e enormes sapatos conquistou o p·blico e acumulou para seu criador considerßvel fortuna.
O personagem humilde e galante foi a figura central de dezenas de comÚdias curtas do cinema silencioso realizadas entre 1915 e 1923. SÒo dessa fase alguns dos filmes que se tornaram clßssicos do cinema, como Easy Street (1917; Rua da paz), The Immigrant (1917; O imigrante), A Dog"s Life (1918; Vida de cachorro), The Kid (1921; O garoto) e The Pilgrim (1923; Pastor de almas). A partir de 1919, ano em que fundou a United Artists em sociedade com Mary Pickford, Douglas Fairbanks, David W. Griffith e William Hart, Chaplin fez filmes unicamente para essa produtora.
Entre os clßssicos em longa-metragem que fez na United Artists figuram The Gold Rush (1925; Em busca do ouro); The Circus (1928; O circo); City Lights (1931; Luzes da cidade), considerado um dos maiores filmes de todos os tempos pela crÝtica internacional; Modern Times (1936; Tempos modernos); The Great Dictator (1940; O grande ditador); Monsieur Verdoux (1947; Senhor Verdoux); Limelight (1952; Luzes da ribalta); A King in New York (1957; Um rei em Nova York).
A vida sentimental do cineasta foi tempestuosa. Chaplin casou-se quatro vezes, trÛs delas com estrelas de seus filmes, das quais se divorciou com escÔndalo: Mildred Harris, Lita Grey e Paulette Goddard. Em 1944, um ano depois de seu casamento com Oona, filha do dramaturgo Eugene O"Neill, foi processado pela suposta paternidade de um filho de Joan Barry. Viveu com Oona atÚ a morte e com ela teve seis filhos.
O sucesso e a popularidade nÒo impediram, porÚm, que Chaplin se incompatibilizasse com setores conservadores da sociedade americana, devido Ó irreverÛncia de seus filmes, um dos quais, Shoulder Arms (1918; Ombro armas!), provocou protestos de pretensos patriotas. Pressionado pelo governo americano, o cineasta abandonou o paÝs e passou a residir na SuÝþa a partir de 1952, no auge do macartismo. Em 1972 voltou aos Estados Unidos a convite, para receber um prÛmio especial da Academia de Artes e CiÛncias Cinematogrßficas. Em 1975 foi agraciado pela rainha Elizabeth II com o tÝtulo de Sir. Morreu em Corsier-sur-Vevey, SuÝþa, em 25 de dezembro de 1977.

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