Chapada - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Chapada


  Geografia Fisica

Assumem as características de chapadas muitas das serras do Brasil. Um exemplo dessas estruturas horizontais, com topos planos e vertentes íngremes, é a chapada do Araripe, na zona limítrofe entre o Ceará e Pernambuco.
Chapada é o nome que se dá no Brasil ao tipo de relevo tabular que se caracteriza por grandes superfícies planas e elevadas, em geral com altitude superior a 500m, típico das regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A sucessão de várias chapadas constitui o chapadão. Do ponto de vista geomorfológico, a chapada, mesa ou meseta é um planalto sedimentar. Separa-se do corpo do planalto devido à ação fluvial.
O chamado Espigão Mestre, tido no passado como a espinha dorsal do relevo brasileiro, é, na realidade, um extenso chapadão, divisor de águas entre as bacias do Tocantins e do São Francisco. Existem nele "águas emendadas", entre os rios Sapão, afluente do Preto (bacia do São Francisco) e um afluente do rio Sono (bacia do Tocantins), o que mostra a indecisão da linha divisora de águas em tal tipo de relevo.
No Nordeste brasileiro, as chapadas dão testemunho da antiga cobertura cretácea e constituem o que se denomina chapada residual. Além da chapada do Araripe, um exemplo típico é a chapada do Apodi, situada entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

Veja também: