Cetáceos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Cetáceos


  Taxonomia

Apesar de sua adaptação à vida aquática, os cetáceos são típicos mamíferos: possuem mecanismos de controle da temperatura e os filhotes, gerados e paridos na água, são inicialmente amamentados pela mãe.

A ordem dos cetáceos inclui duas subordens de animais marinhos ou de água doce: a dos misticetos, que são as baleias verdadeiras ou de barbatanas, e a dos odontocetos ou cetáceos de dentes, à qual pertencem os golfinhos ou botos, os cachalotes e os narvais ou unicórnios-do-mar. Entre as duas subordens há grandes diferenças, mas também características comuns, como o corpo fusiforme, com espessa camada de gordura subcutânea; os membros anteriores transformados em nadadeiras; as aletas horizontais na cauda; e os ossos do crânio que se superpõem parcialmente.

A respiração é realizada rapidamente na superfície da água, por meio de narinas ou espiráculos duplos (nos misticetos) ou simples (nos odontocetos), localizados em geral no alto da cabeça. Embaixo d`água os espiráculos permanecem fechados, às vezes até 45 minutos. Ao irem à tona para respirar, os animais sopram ou expiram o ar viciado que, devido à diferença de temperatura e pressão, sai em jato carregado de vapor. O conduto respiratório é isolado da boca, de modo que os cetáceos não podem afogar-se engolindo água, nem lançar pelas narinas a água que recolhem na boca.

Embora os adultos se caracterizem pela ausência de pelos, evidências fornecidas por fetos e recém-nascidos sugerem que essa perda foi secundária, ou seja, que seus ancestrais mais remotos provavelmente se cobriam de pelos.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados