Cetáceos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cetáceos


  Taxonomia
Apesar de sua adaptação à vida aquática, os cetáceos são típicos mamíferos: possuem mecanismos de controle da temperatura e os filhotes, gerados e paridos na água, são inicialmente amamentados pela mãe.
A ordem dos cetáceos inclui duas subordens de animais marinhos ou de água doce: a dos misticetos, que são as baleias verdadeiras ou de barbatanas, e a dos odontocetos ou cetáceos de dentes, à qual pertencem os golfinhos ou botos, os cachalotes e os narvais ou unicórnios-do-mar. Entre as duas subordens há grandes diferenças, mas também características comuns, como o corpo fusiforme, com espessa camada de gordura subcutânea; os membros anteriores transformados em nadadeiras; as aletas horizontais na cauda; e os ossos do crânio que se superpõem parcialmente.
A respiração é realizada rapidamente na superfície da água, por meio de narinas ou espiráculos duplos (nos misticetos) ou simples (nos odontocetos), localizados em geral no alto da cabeça. Embaixo d"água os espiráculos permanecem fechados, às vezes até 45 minutos. Ao irem à tona para respirar, os animais sopram ou expiram o ar viciado que, devido à diferença de temperatura e pressão, sai em jato carregado de vapor. O conduto respiratório é isolado da boca, de modo que os cetáceos não podem afogar-se engolindo água, nem lançar pelas narinas a água que recolhem na boca.
Embora os adultos se caracterizem pela ausência de pêlos, evidências fornecidas por fetos e recém-nascidos sugerem que essa perda foi secundária, ou seja, que seus ancestrais mais remotos provavelmente se cobriam de pêlos.
ag

Veja também: