Cenoura - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Cenoura


  Botânica

Conhecida e apreciada pelos gregos e romanos, hoje a cenoura é intensamente cultivada em grande número de países por suas qualidades nutritivas.
Cenoura (Daucus carota) é uma planta herbácea bianual (dá duas vezes ao ano), de raiz tuberosa,  pertencente à família das apiáceas ou umbelíferas. Nesse grupo encontram-se espécies importantes para o homem como o anis, o aipo e a salsa.

Possui folhas finas e muito divididas, que por serem muito bonitas, fazem da cenoura uma planta também ornamental. As flores, brancas, germinam em umbelas compostas. A raiz é espessa e contém muitas substâncias de reserva, principalmente carboidratos e uma substância, o caroteno, que dá à cenoura a cor laranja avermelhada típica e é excelente fonte de vitamina A. A cenoura contém ainda as vitaminas B1, B2 e C, além de glúten, albumina, ácido málico e pectina. Pode ser consumida crua ou cozida, em saladas, sopas e guisados de carne. Algumas variedades, de raízes pequenas, pobres em elementos nutritivos e de sabor menos agradável, são usadas como forragem para o gado.


Veja também: