Celso Furtado - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Celso Furtado


  Biografias
As idéias de Celso Furtado serviram de base para a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que tentou superar o desequilíbrio regional brasileiro.
Celso Monteiro Furtado nasceu em Pombal PB, em 26 de julho de 1920. Formou-se em direito no Rio de Janeiro RJ e lutou na Itália, integrando a Força Expedicionária Brasileira, durante a segunda guerra mundial. De volta ao Brasil, estudou economia, disciplina em que doutorou-se na Universidade de Paris.
Em 1949 passou a integrar a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), órgão das Nações Unidas. Em 1959 preparou para o presidente Juscelino Kubitschek o documento intitulado "Uma política para o desenvolvimento do Nordeste", que propunha a recuperação econômica da região. Para a execução desse plano criou-se a Sudene, que Celso Furtado dirigiu até 1962, quando se tornou ministro do Planejamento. Em 1964 teve os direitos políticos cassados. Passou a viver no exterior, lecionando em universidades como Yale, Cambridge, Harvard, Colúmbia e Sorbonne. De volta ao Brasil, foi ministro da Cultura do governo Sarney, de 1986 a 1988.
De sua extensa obra destacam-se A formação econômica do Brasil (1958), Teoria e prática do desenvolvimento econômico (1967) e Criatividade e dependência na civilização industrial (1978).

Veja também: