Celacanto - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Celacanto


  Taxonomia
Durante muito tempo supôs-se que os celacantos, peixes na era paleozóica, estivessem extintos há cerca de sessenta milhões de anos, mas no século XX apareceram vários espécimes vivos.
Celacanto é um peixe com estrutura óssea e nadadeiras lobadas, da ordem dos crossopterígios. Os celacantos atuais são peixes de águas profundas, da família dos latimeriídeos, e maiores que a maioria dos celacantos fósseis. Grandes e ágeis predadores, pesados e mucilaginosos, medem em média 1,5m e pesam 45kg.
Os celacantos eram abundantes em quase todo o mundo. Fósseis do gênero Coelacanthus foram encontrados em rochas do final do período permiano (há 245 milhões de anos) até o final do período jurássico (há 144 milhões de anos). Em 1938 apareceu um espécime vivo, Latimeria chalumnae, próximo à costa sul da África, no oceano Índico; a partir de 1952, junto às ilhas Comores, apareceram vários outros. Soube-se depois que eram velhos conhecidos dos ilhéus, que os salgavam, secavam e comiam, além de usar as escamas ásperas como abrasivo. Os membros de uma subordem extinta e aparentada, a dos ripidístios, são considerados os ancestrais dos vertebrados terrestres.

Veja também: