Cegonha - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cegonha


  Taxonomia
Muito semelhante à garça, a cegonha é quase muda, por falta de um órgão vocal (siringe) bem desenvolvido. Mas ao bater o bico, sobretudo quando excitada, produz um matraquear bem característico.
Ave pernalta de pescoço comprido e bico grande, a cegonha varia de 60cm a 1,50m de altura. Pertence à família dos ciconídeos, na qual há 17 espécies, a grande maioria de ocorrência restrita à África, Europa e Ásia. A espécie mais conhecida, a cegonha-branca (Ciconia ciconia), é uma das aves mais populares na Europa. Com cerca de um metro de altura e 4,5kg de peso, tem o bico e as pernas vermelhas. A plumagem, predominantemente branca, é arrematada por penas negras nas extremidades das asas. Procria na Europa e em vários pontos da Ásia, mas no inverno migra em massa para a África e sul da Índia. De porte semelhante é C. nigra, toda negra, excetuada uma mancha branca na barriga. Ocorre na Europa oriental, Escandinávia e sul da península ibérica.
Três espécies de ciconídeos ocorrem entre a Flórida e a Argentina, sendo bastante comuns no Brasil: o cabeça-grande ou passarão (Mycteria americana), de plumagem branca, apenas com as rêmiges e retrizes negras, 95cm de altura e 2,80kg de peso; o maguari ou joão-grande (Euxenura maguari), de plumagem branca, rêmiges e cauda negras, bico preto e cinza-azulado; e o jaburu ou tuiuiú (Jabiru mycteria), de plumagem totalmente branca e partes nuas negras, mais de um metro de altura e oito quilos de peso. Ao contrário das garças e outros ardeídeos, os ciconídeos brasileiros voam de pescoço esticado e são mestres no vôo planado. As três espécies, apesar do tamanho, sobem tão alto que freqüentemente se perdem de vista.

Veja também: