Cataratas do Niágara - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Cataratas do Niágara


  Geografia Fisica

Quatro grandes lagos alimentam o rio Niágara e fazem de suas cataratas as de maior volume de águas do mundo. O nome Niágara, de origem indígena, significa "trovão das águas" e alude ao extraordinário barulho provocado pelas águas em queda.

Cataratas do Niágara é o nome pelo qual são conhecidas as quedas d`água situadas no noroeste da América do Norte, na fronteira do Canadá com os Estados Unidos. Situam-se aproximadamente no ponto médio do curso de 56km do rio Niágara, que liga os lagos Erie e Ontário. O rio corre por um profundo vale constituído de uma superfície resistente de calcário, sob a qual se estendem camadas mais moles, que erodem com facilidade na linha das cataratas.
No lado norte, canadense, a catarata da Ferradura tem 49,4m de altura e um arco de aproximadamente 790m de extensão. Do lado sul, na parte americana, a altura é de 51m e a extensão é de 305m. Antes de chegar às cataratas, grande parte da água do rio é desviada para aproveitamento em usinas hidrelétricas.

As áreas que cercam as cataratas foram declaradas parques nacionais e pertencem à província canadense de Ontário e ao estado americano de Nova York. Do lado canadense, as cataratas podem ser vistas do parque Rainha Vitória. Do lado americano, onde a estrutura geológica foi reforçada artificialmente para evitar erosão, são apreciadas do mirante Prospect Point e da ponte do Arco-Íris. Os visitantes do lado americano também podem atravessar a ponte que leva à ilha Goat e descer de elevador até o ponto mais baixo da queda para visitar a caverna dos Ventos, atrás da cortina de águas.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados