Cataratas do Iguaçu - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cataratas do Iguaçu


  Geografia Fisica
A beleza natural das cataratas do Iguaçu, numa região de fauna e a flora exuberantes, fizeram do lugar um dos centros turísticos mais freqüentados do mundo.
As cataratas do rio Iguaçu, que nasce no estado do Paraná, localizam-se na fronteira entre o Brasil e a Argentina, próximo à confluência entre o Iguaçu e o rio Paraná. O nome deriva de uma palavra guarani que significa "água grande". O sistema se compõe de mais de 270 cascatas, originadas por inúmeras ilhas pequenas que dividem a corrente principal do rio. As cascatas têm altura de até 82m e largura de quatro quilômetros, quatro vezes superior à das cataratas do Niagara, na América do Norte. Entre os 21 saltos principais, destaca-se o de Santa Maria. Ao caudal do rio Iguaçu se junta o grande volume de águas oriundas de precipitações, na estação chuvosa, o que contribui para a grandiosidade do sistema.
No fim do século XIX nasceu a idéia de criar um parque nacional na região, com a finalidade de preservar a vegetação, a fauna e a paisagem. O problema da localização fronteiriça das cataratas foi solucionado com a criação de dois parques nacionais, um em cada país. Além de explorar o potencial turístico da área, os governos de ambos os países consideraram a possibilidade de aproveitar as quedas d"água para a geração de energia hidrelétrica, o que exigiria estreita cooperação entre ambos para a solução de problemas técnicos, como as acentuadas variações no caudal do rio de acordo com as estações e a inexistência de um mercado potencial próximo.
>

Veja também: