Cassiterita - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cassiterita


  Bioquímica

Distribuída amplamente na crosta terrestre, mas extraída em escala comercial em poucas regiões, a cassiterita aparece em aluviões e eluviões, formando depósitos de enorme interesse econômico.
Cassiterita é um mineral constituído basicamente de dióxido de estanho (SnO2), na proporção de 78,6% de estanho para 21,4% de oxigênio. Cristaliza no sistema tetragonal, tem dureza entre seis e sete e peso específico de 6,8 a 7,1. A análise química acusa, algumas vezes, pequenas quantidades de ferro. É a principal fonte de estanho.
Forma-se diretamente de alguns magmas quando estes se transformam em rochas. É encontrada sempre associada ao quartzo, turmalina, topázio, fluorita, apatita e volframita. A maior parte do suprimento mundial provém dos estados malaios, Bolívia, Zaire, Indonésia e Nigéria. No Brasil, os maiores depósitos se encontram em Minas Gerais, Amapá, Goiás e Rondônia.
Pela resistência à corrosão, o estanho é usado na fabricação de latas para acondicionar alimentos. Suas ligas (bronze, latão, peltre, soldas) encontram múltiplas aplicações.

 

Veja também: