Cascudo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Cascudo


  Taxonomia

A preferência dos cascudos por tocas ou locais pedregosos explica-se por seus hábitos alimentares: comem os detritos, algas e plantas ali frequentes.

Cascudo é um peixe de água doce, da ordem dos siluriformes, revestidos de placas ósseas, salvo na barriga, onde a pele é nua. O nome aplica-se a um conjunto muito heterogêneo, talvez com mais de 260 espécies, que inclui tanto os cascudinhos de cinco centímetros quanto os de mais de meio metro, alguns guarnecidos de espinhos, sobretudo junto à cabeça. As espécies mais comuns são do gênero Hypostomus, família dos loricarídeos, de toda a América do Sul.

Os cascudinhos vivem de preferência em trechos pedregosos e encachoeirados dos rios. Atuando como uma ventosa, a boca arredondada os prende nas rochas para que resistam às correntezas, mas há espécies que se adaptaram a águas represadas, vivendo em tocas nas margens íngremes. Há espécies em todo o Brasil, desde H. plecostomus, dos rios Negro e Amazonas, até H. hermanni, dos rios Piracicaba e Mogi-guaçu, em São Paulo, ou o cascudo-espada ou cascudo-viola (Loricaria parva), do Rio Grande do Sul.


Veja também: